Máster em Branding em Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

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Máster em Branding
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IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro
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Descrição de Máster em Branding
Conteúdo:
Máster em Branding.

Por quê?

Aprender Branding com uma visa?o estrate?gica e mercadolo?gica, para desenvolver e aplicar ferramentas; Entender e colocar a teoria em pra?tica em dois projetos reais: um de grande porte, com uma entrega completa, e outro de pequeno porte ? o branding para startups. Ou seja, uma entrega com o tamanho e a agilidade de que esse mercado precisa.

Para quem?

Branding e?, na sua esse?ncia, transdisciplinar. Por isso, o curso e? relevante para profissionais de design, redac?a?o, comunicac?a?o e marketing tanto quanto para quem trabalha em a?reas como administrac?a?o, vendas, financ?as e recursos humanos. E? para as pessoas de quaisquer a?reas que se interessem em aprender sobre gesta?o e comunicac?a?o de marca.

Como é?

Mergulhando em momentos teo?ricos e de reflexa?o, os alunos desenvolvem os dois projetos reais de branding em todas as etapas, da pesquisa a? experie?ncia de marca, aprendendo com profissionais refere?ncias do mercado.

  • Próxima turma: maio
  • Dias: segundas e quartas
  • Horário: das 19h30 às 22h30
  • Duração: 400 horas + 40 horas de módulo internacional (opcional)

A marca e o Branding.

Nós visualizamos mais de 6 mil marcas por dia, todos os dias. Além disso, trabalhamos para marcas e com marcas. Elas atuam na construc?a?o da nossa sociedade e podem conectar pessoas.

Sendo assim, marcas sa?o conjuntos de ideias que criam atalhos mentais: sa?o ideias, links, sentimentos.

Branding e? pesquisar, entender, analisar, planejar, construir e tangibilizar marcas a partir de sua esse?ncia, entendendo o pu?blico-alvo e analisando o mercado.

Branding e? geru?ndio, e? o ato consciente e constante de identificar, comunicar e gerir de uma forma u?nica, que so? aquela marca faz. Branding e? a gesta?o da percepc?a?o do produto/servic?o entregue com a expectativa do consumidor. Branding e? gesta?o de reputac?a?o.

Por que fazer o curso de Branding no IED Rio?.

No Master Profissional em Branding, os alunos aprendem a pensar e trac?ar estrate?gias, passando por todos os aspectos da gesta?o de marca. Ademais, o curso de Branding do IED Rio trabalha habilidades necessa?rias para profissionais contempora?neos, tais como:

  • Visual Thinking
  • Storytelling & Apresentac?o?es de Impacto
  • Pitching
  • Como melhorar e apresentar seu Portifo?lio e Curri?culo

Para isso, conta com a orientac?a?o de professores reconhecidos em diferentes a?reas do mercado.

Aprendendo na prática.

Um dos diferencias do curso é desenvolver projetos de branding para clientes do mercado. Assim, a nova turma desenvolvera? um projeto para o Bondinho Pa?o de Ac?u?car, uma das mais importantes instituic?o?es na construc?a?o da imagem do Rio de Janeiro. E, ale?m dessa grande empreitada, a turma desenvolvera?, ainda, projetos de Branding para as empresas incubadas do Rio Criativo. Sa?o pequenas marcas com potencial de crescimento e gerac?a?o de trabalho e renda.

Para ajudar ainda mais no alcance de seus objetivos profissionais, os alunos contam com atividades de Mentoria. Além disso,  ainda tem a oportunidade de conhecer o mercado fora do Brasil, por meio de 40h de mo?dulo internacional nas sedes do IED Ita?lia ou IED Espanha.

CONTEÚDO:

MÓDULO 1 | FUNDAMENTOS:

A primeira etapa e? uma introduc?a?o ao curso. Através me?todo de Human Centered Design criado pela IDEO,  potencializa as capacidades criativas dos alunos, além de nivelar a turma em relac?a?o aos conceitos do Branding.

Conteu?dos Abordados:

  • Te?cnicas e ferramentas de ideac?a?o
  • Criatividade para resoluc?a?o de problemas do dia a dia
  • A marca ale?m da identidade visual
  • Ativos tangi?veis e intangi?veis
  • Brand equity e outros conceitos essenciais ao entendimento da metodologia de Branding

MÓDULO 2 | PESQUISA ESTRATÉGICA:

No segundo mo?dulo, sera? realizada toda a pesquisa necessa?ria ao entendimento do mercado, do usua?rio e do potencial da marca estudada. As aulas abrangem ferramentas contempora?neas utilizadas em pesquisa criativa e noc?o?es de antropologia do consumo, ale?m do aprendizado pra?tico do trabalho de campo.

Conteu?dos abordados:

  • Antropologia do consumo
  • Marcas e seus significados intangi?veis
  • O papel das marcas na nossa sociedade
  • Briefing
  • Benchmarking
  • Segmentac?a?o
  • Ferramentas criativas de pesquisa
  • Ana?lise de perfil de usua?rio
  • Te?cnicas de entrevistas
  • Te?cnicas de pesquisa de campo
  • Proposta comercial de um projeto de Branding tamanho G
 
MÓDULO 3 | CONSTRUÇÃO DE PLATAFORMA ESTRATÉGICA:

A terceira fase do curso engloba a construc?a?o da plataforma de marca do cliente, que sera? a base para as tomadas de decisa?o da marca, contendo todas as informac?o?es que guiara?o o desenvolvimento visual e verbal da pro?xima etapa.

Conteu?do abordados:

  • Estrate?gia
  • Plataforma de marca
  • Cultura corporativa
  • Mensagens-chaves
  • Propo?sito
  • Posicionamento
  • Promessa de marca
  • Valores e atitudes
  • Ferramentas estrate?gico-visuais
  • Personalidade de marca
 
MÓDULO 4 | EXPRESSÕES DE MARCA:

Nessa etapa construi?mos uma voz e um visual proprieta?rios da marca. Aqui, entende-se de que forma ela se mante?m fiel a seus valores e crenc?as, gerando consiste?ncia em todos os seus pontos de contato.

Conteu?dos abordados:

  • Diagno?stico visual e verbal
  • Metodologia de expressa?o de marca ? Identidade visual
  • Logotipo e si?mbolo
  • Cores
  • Tipografia corporativa
  • Estilo fotogra?fico
  • Patterns e ilustrac?o?es
  • Tom de voz
  • Diretrizes de redac?a?o
  • Naming
  • Consiste?ncia & coere?ncia
  • Expressa?o de marca em PDV
  • Embaixadores
  • Marcas parceiras
 
MÓDULO 5 | TCC:

O u?ltimo mo?dulo do curso e? o TCC (Trabalho de Conclusa?o de Curso), um projeto pequeno que contempla todas as fases do Branding para pequenas marcas. Comec?a com pesquisas e entrevistas, passa por plataforma, voz e visual e comunicac?a?o digital, e chega a? implantac?a?o da marca com acompanhamento de indicadores (essenciais na manutenc?a?o da estrate?gia estabelecida).

Conteu?dos abordados:

  • Me?todos a?geis
  • Pesquisas e entrevistas
  • Workshops de co-criac?a?o
  • Plataforma de marca para pequenos clientes
  • Tom de voz e identidade visual
  • Jornada do usua?rio
  • Comunicac?a?o digital de marcas
  • Gesta?o de pontos de contato
  • Implantac?a?o de marca
Gostaria de saber mais sobre esse curso?