One Year Course: Design de Moda em Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

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One Year Course: Design de Moda
Modalidade
Presencial
Tipo de Curso:
Cursos
Preço:
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IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro
Cursos - One Year Course: Design de Moda - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro
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Descrição de One Year Course: Design de Moda
Conteúdo:
One Year Course: Design de Moda

Modalidade
: Presencial
Início previsto: setembro
Dias: Segundas e Quartas-feiras
Horário: das 19h30 às 22h30
Duração: 350 horas

Por quê?

Mais do que vender roupas, o designer de moda precisa entender posicionamento, identidade e branding, e ter visão de mercado para propor soluções a problemas e questões como sustentabilidade, consumidor bem informado e novas mídias.

Para quem
?

O curso se destina a pessoas que têm interesse em trabalhar com moda e pode ser visto como o primeiro passo para a transição de carreira. Com forte destaque para os projetos, também atende profissionais que busquem aprimorar seu portfólio.

Como é?

Aulas organizadas em quatro módulos principais, com um módulo internacional opcional em Barcelona. O projeto final do curso consiste na criação de uma coleção autoral que será apresentada em forma de desfile.

O mercado da moda amadureceu e já não basta mais vender roupas: é preciso entender posicionamento, pensar identidade e buscar inovação no design e no branding.

O designer de moda de hoje precisa ser pesquisador, costureiro, diretor criativo e profissional do marketing ? precisa de uma visão completa do mercado para traçar estratégias e propôr coleções que façam sentido.

Através da experiência prática e da proximidade com o mercado, o curso Design de Moda oferece ao aluno uma visão ampla das diferentes áreas de atuação dentro do design de moda. Aborda pesquisa, criação de produto, comunicação e olhar de negócios, entre outras etapas essenciais para o segmento.

Os alunos recebem uma formação dinâmica, baseada na execução de projetos práticos e vivências do mercado. Os professores são profissionais reconhecidos e a maioria dos projetos propostos envolve clientes reais.

O curso é intenso, reproduzindo a experiência real do mercado da moda. É oferecida a oportunidade de realizar um módulo de duas semanas no IED Barcelona.

COORDENAÇÃO:

Luiz Wachelke - É diretor criativo da marca Vish e coordenador de Moda do IED Rio. Formou-se em Design Gráfico pela UFSC, se especializou em Trend Forecasting
pela Central Saint Martins School of Arts de Londres e tem Master em Fashion Marketing and Communication pelo Istituto Europeo di Design. Hoje coordena o curso
de Moda no IED Rio e a pós graduação em Design Editorial e Design de Moda no IESB, em Brasília. No mercado há dez anos, com sua própria marca e como consultor para outras empresas, Luiz concentra sua atuação em pesquisa de tendências, direção criativa e direção de arte para comunicação e imagem de moda,
assim como branding. Já teve editoriais e seus trabalhos publicados em mídias como a Elle, Vogue, Harper?s Bazaar e na publicação internacional ?Menswear Fashion Forward Designers?.

OBJETIVOS:

Através da experiência prática e da proximidade com o mercado, o curso oferece ao aluno uma visão ampla das diferentes áreas de atuação dentro do design de moda. Aborda pesquisa, criação de produto, comunicação e olhar de negócios, entre outras etapas essenciais para o segmento. Os alunos recebem uma formação dinâmica, baseada na execução de projetos práticos e vivências do mercado. Os professores são profissionais reconhecidos e a maioria dos projetos propostos envolve clientes reais. O curso é intenso, reproduzindo a experiência real do mercado da moda. É oferecida a oportunidade de realizar um módulo de duas
semanas no IED Barcelona.

METODOLOGIA:

Design de Moda é organizado em quatro módulos principais: Processos Criativos; Técnica e Construção; Desenvolvimento de Coleção e Comunicação para Moda. Além disso, o programa conta com um módulo internacional opcional em Barcelona, e o projeto final. O conteúdo oferece informação e ferramentas para que os alunos consigam criar e executar seus projetos, combinando aulas teóricas com atividades práticas no Laboratório de Moda, equipado para a concretização dos projetos sob orientação especializada. Ao fim dos módulos, os alunos do curso têm a possibilidade de fazer um módulo internacional no IED Barcelona. O projeto final do curso consiste na criação de uma coleção autoral que será apresentada em forma de desfile.

O MERCADO:

A moda é recente no Brasil, mas no seu pouco tempo de vida desenvolveu-se rapidamente. Em cerca de três décadas surgiram fortes indústrias têxteis, gigantes do varejo e semanas de moda com projeção internacional. Em outro extremo observou-se o amadurecimento de estilistas autorais, a descoberta de diferentes lifestyles e novas oportunidades oferecidas pela internet. O mercado da moda amadureceu e já não basta mais vender roupas: é preciso entender posicionamento, pensar
identidade e buscar inovação no design e no branding. O designer de moda de hoje precisa ser pesquisador, costureiro, diretor criativo e profissional do marketing ? precisa de uma visão completa do mercado para traçar estratégias e propor coleções que façam sentido. O contexto atual da moda se torna ainda mais específico
quando se pensa sobre questões imprescindíveis para o criador contemporâneo. Sustentabilidade, mudanças no sistema da moda e consumidor bem informado são alguns dos pontos que influenciam uma nova maneira de fazer moda, capaz de unir a reflexão à prática. Hoje, o mercado precisa de profissionais com olhar realista e prática projetual, de olhar amplo e que consigam desenvolver conceitos, mas também entregar peças com apelo comercial.

CONTEÚDO:

Módulo 1 - Processos Criativos
.

  • História da moda
  • Pesquisa de moda
  • Moda e cinema
  • Moda e arte
  • Desenho de moda
  • Processos criativos
  • Projeto 1: Processos criativos

Módulo 2 - Técnica e Construção.
  • Introdução à costura
  • Introdução à modelagem
  • Projeto 2: Construção, montagem e costura

Módulo 3 - Desenvolvimento de Coleção
.
  • Desenvolvimento de coleção
  • Estamparia
  • Projeto 3: Desenvolvimento de coleção
Módulo 4 - Comunicação de Moda.
  • Branding
  • Imagem de moda
  • Visual merchandising
  • Styling e produção
  • Projeto 4: Imagem de moda, styling e produção

Módulo 5 - Gestão de Negócios de Moda
.
  • Gestão de negócios de moda

Módulo Internacional Opcional - Fashion Trends - IED Barcelona.

O curso Design de Moda permite que aluno tenha uma experiência internacional de estudos. O Módulo Internacional, resultado de uma parceria com o IED Barcelona, é um curso especial na sede catalã. O foco é um aprofundamento em Pesquisa de Moda, desde a pesquisa de tendências de comportamento de moda até o treinamento do olhar utilizando técnicas de Coolhunting. O curso é intenso e tem carga horária de 50h, com duração prevista de duas semanas. O módulo internacional é pensado para servir de base de pesquisa para o projeto final do curso. É possível que ao longo do período haja adaptação de temas e opções de curso, com orientação da coordenação do curso e do IED.

*O conteúdo deve ser confirmado antes do início do curso.
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